sexta-feira, 29 de maio de 2009

Dançando para a Vida.



ºGilson:

Opaaa Vanina tudo bom?!
Iaêeee, como é que ta a galera lá de Goiana?
Vou ta lá marcando presença torcendo muito pouxaaaa.
E se Deus quiser vai da tudo certo lá. :D
Manda lembranças lá para o pessoal, blz?!
Muita força, muitos alongamentos e que a galera lá dê o seu melhor.

E eiiiiii pouxa, queria também lhe pedir um favorzão.
Vc poderia perguntar lá no CAC, se eu poderia ir lá no curso de dança assistir algumas aulas para ver como é, saber informações, essas coisas...
Pedi a Gabi Beltrão para saber informação para mim, mais não consigo me comunicar com ela. Qualquer coisa vc me fala, pode ser?!

Tudo de bom lá na Federal e se Deus quiser aguarde-me. ^^
Ficaê na paz!

BjºoO!

°°Gilson:

Responde-me o SCRAP ANTERIOR Pouxaaaaaaaa! ¬¬
Esperando, se possivél, ok?!

Ficaê na PAZ!

°°°Vanina:

ah foi mal Gilson é q to entrando rapidinho
ah mais a galera de Goiana ta indo bem mas tem q melhorar muito mas da´ra tudo certo sim

rapaz num sei se tu pode ver a aula não
mas quanto vc saber como é, veja é licenciatura em danaç fato é lá vc não vai aprender a dançar não vc vai estudar pra ser professor
então se vc quer isso pode fazer agora se vc quiser ser bailarino e aprender a dança num vai ser nesse curso não entendeu?

bjo

____________________________________________________

A respeito das minhas dúvidas sobre a DANÇA, graças as inspirações recentemente vividas em minha vida, sinto que infelizmente não é no CAC meu lugar. Pode ate soar pretensão sabe? Mais quero algo melhor, coisa que tenho certeza que o curso aqui no estado não pode me oferecer. Vou fazer, então, Bacharelado em DANÇA na UFRJ ou na UFBA, graças ao novo ENEM que apareceu no momento certo em minha vida.

Estou muito bem sabe? E ta na hora de evoluir rumo a concretização dos meus sonhos sem se preocupar com determinadas "limitações".

____________________________________________



[http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL91440-5604,00-FALTA+DE+TECNICA+NAO+E+IMPEDIMENTO+PARA+CURSAR+DANCA.html]

___________________________________

E se eu não tiver a capacidade de passar para estudar na melhor faculdade de dança do país, tentarei NOVAMENTE quantas vezes for preciso até conseguir.

Sobre saber dançar? Modéstias a parte acho que desse dom eu não posso reclamar a Deus. Pois por mais que eu não esteja em nenhum grupo a minha inspiração não deixa de fluir naturalmente sobre os meus passos, seja na vida ou nos muitos palcos que pretendo estar dançando e evoluindo o meu dom sobre eles ou então torcendo entre os camarins e coxias da vida, para os futuros bailarinos e bailarinas que farão parte dos meus sonhados grupos de dança e companhias.

E resumindo, porque ultimamente to brincando de ser escritor, Boa Sorte na sua faculdade viu? E quem sabe no futuro cheguemos a trabalhar juntos em algum projeto cultural, intercâmbios e na busca da concretização dos nossos sonhos profissionais.

Desejo tudo de bom não só para nós profissionais das artes envolvendo as diversas formas de movimentação do nosso corpo, mais para todas as artes espalhadas por esse mundão de Deus. Pois foi graças a DANÇA, que hoje é muito mais do que limitados movimentos ensaiados para uma apresentação “perfeita” mais sim pode assumir diferentes formas de acordo com a criatividade de cada ser humano.

___________________________________________



________________________________________

Sim, to escrevendo demais. São turbilhões de pensamentos que diariamente e inexplicavelmente insistem em me acompanhar desde ao levantar da cama até a noite, quando costumo dormir altas horas da madrugada buscando maneiras de concretizações dos meus mais “inacreditáveis” sonhos relacionados não apenas a minha profissional, mais espiritual, moral, cidadã e entre outros.

To me sentindo um “garoto prodígio” e tenho certeza que se eu não conseguir realizar todos os meus “sonhados sonhos” da minha complexa mente, irei chegar ao menos a algum lugar e tenho certeza que seria digno e merecedor que todos reconheçam o meu “esforçado esforço” de não desistir de caminhar mesmo diante as dificuldades que todo ser humano pode enfrentar, em qualquer área profissional.

Porque a dança? Muitas foram as dúvidas. Mas até então permaneço firme na minha escolha e assim acredito que maior força para continuar determinado da minha opção de “dançador da vida” vem de Deus, que não deixa mais os questionamentos e preconceitos tornarem os meus pensamentos medíocres. Pois, acredito naquela conhecida frase que TUDO podemos NAQUELE que nos fortalece e assim eu vou vivendo a minha vida e observo o como esse pensamento torna-se verdade e não apenas mais um ditado “clichê” dito pela boca dos incoerentes homens. Ele que está me iluminando a cada dia que passa, mais intensamente do que os mais belos refletores criados pelo restrito conhecimento do homem de inventar coisas que agradem realmente os gostos mais apurados pela determinação de dar valor as coisas realmente merecem. E algo me diz que essa inspiração toda não está fluindo em minha alma por acaso.

___________________________________




____________________________

E onde comecei? No colégio NAP, ensaiando as coreografias de Larissa Porto para as minhas primeiras, de muitas, apresentações em um dos muitos palcos espelhados pelo mundo. Ensaiando junto com alunas e alunos, que assim como eu, estava ali para dar o seu melhor, independente das inúteis criticas que só faziam agente ficar criando expectativas a respeito da mais perfeita e melhor desempenho coreográfico mostrados para os jurados e assim faziam agente esquecer verdadeiramente de sermos em balados por nossa vontade estar se apresentando, se divertir no palco, colocar em nossos rostos naturais expressões e dançar não para mostrar ao público o quanto são “bons” dançarinos. Esquecíamos, então, de nos esforçar para dançar o “nosso melhor” sem nos limitar ao que achávamos o que iria agradar aos olhos de todos aqueles olhos que apenas queria ver uma expressão de arte.

_______________________________



____________________________________

Arte. Que não se limita apenas a expressões que o mundo deseja ver. Mas sim se torna abstrata, já que é fruto da mente humana e assim a sua abrangência torna-se diversificada a forma com que o homem dança, cria e expõe o que pode estar no mais intimo do seu ser e possibilita acima de tudo a quase que ilimitadas formas de ritmos, movimentos e de criações.

Sim. Tenho cada vez mais certeza que estou caminhando rumo ao meu destino. Pois sinto uma luz celestial guiando todo o meu ser e conseqüentemente abençoando os todos os meus passos, que serão sempre dados de acordo com a dança que me permitirá ser um bailarino da vida.

Para o meu antigo e primeiro grupo de dança do NAP GOIANA? Desejo que todos os seus integrantes não criem expectativas sobre o futuro resultado, mais sim busquem em vocês mesmos se superar a cada ensaio. Porque mesmo que busquemos a vitória em cima da competição que acontece entre os outros grupos é bom lembrar que todos eles são dignos de vitória, pelo seu esforço, força de vontade e determinação que os fizeram estar ali dançando diante tantas pessoas, que talvez apenas queira ver alguém tropeçar e fazer maldosos comentários sobre um erro cometido. Busquem uma inspiração, um exemplo a seguir e tracem uma metas feitas em conjunto para que assim o espírito de equipe prevaleça acima de qualquer coisa negativa que pode vir a abalar um grupo sem um equilíbrio emocional para agüentar os desafios. Imaginem que quando vocês entrarem naquele famoso palco da UFPE só existirão vocês e assim vocês talvez percam o medo de olhar o público que lhes aguardam após o som do: _ Grupo de Nap Goiana em julgamento. Dançam independente que caiam “leques”, se as calçinhas de vocês apareçam, se a roupa estiver horrível, se a luz do palco se apagar, se a música de repente arranhar ou se acontecer qualquer possível catástrofe em cima do palco não parem nunca de dançar e continuem como pomposas bailarinas que no final quando o show terminar vocês terão a certeza que realmente deram o melhor de si para fazer parte do grande espetáculo da noite que é as participar das olimpíadas e não ganhar a qualquer custo apenas para mostrar que foram campeões. Não limitem-se a achar que vocês são os solitários integrantes do “NAP GOIANA” responsáveis para fazer com que essa noite seja inesquecível, pois igual ao tema inspirador desse espetáculo, DISNEY, não podemos achar que só existe um desenho que agrade aos gostos de quem está assistindo. Torçam pelos outros grupos, aproveitem essa oportunidade para amadurecer os seus pensamentos a respeito do que é amizade, companheirismo, risos, lágrimas, valores e assim façam com que todos que estiverem junto a vocês, na produção, nas poltronas sintam todas essas coisas DIVINAS que é possível ser transmitido se vocês realmente quiserem através de cada olhar firme, dos passos confiantes nos ensaios feitos com suor e sonhem que vocês serão estrelas por uma única e inesquecível noite. E não esqueçam que independente de qualquer coisa, a torcida de vocês sempre permanecerá firme e preparada para aplaudir dos “carpadas esticados” até uma linda improvisação. A partir de agora, mais que se preocupar apenas com os ensaios coreográficos se preocupem em tudo isso que falei fruto de um momento super inspirador da minha vida pela qual minha inspiração no momento são vocês. Não quero ver ninguém se preocupando antecipadamente com o resultado que os jurados vão dar no final da noite, porque no palco já sabemos que tudo pode acontecer. E podem ter certeza que assim como muitos estarei lá para gritar, aplaudir, chorar e me emocionar vendo vocês superando os seus limites.

E da mesma forma que esse texto foi inspirado nos passos, avanços, pensamentos, atitudes, formas, estilos, comportamentos e diversas outras coisas para expressar a relações existentes entre a dança, o palco e os bailarinos. Desejo mais que tudo, que levem esse ensinamente para a vida de todos vocês e se possível transmitam tudo oq eu vocês interpretaram após a leitura desse texto. Ele foi inspirado pela melhor fase da minha vida, pela qual nunca nem pensei estar aqui “brincando de escritor” e escrevendo de uma maneira super espontâneas palavras que naturalmente aparecem em minha mente. Inspiração Divina? Milagre? Uma força maior? Sim, hoje eu percebo qual é a diferença quando temos um DEUS, SENHOR, FORÇA MAIOR, uma BENÇÃO DIVINA e todas essas coisas que só podem ser vistas pelos olhos da fé do homem. Mas afirmo com toda convicção que é graças a essa fé, que eu hoje poderia escolhar vários caminhos para determinar meus passos, mais escolhi O MELHOR, MAIS BELO E INSPIRADOR CAMINHO rumo ao lado Celeste da vida, que poucos homens tiveram a oportunidade de conhecer.

Em suma, deixando os papos filosóficos e complexos um pouco de lado eu digo e repito: “DANÇAM PARA A VIDA E NÃO APENAS PARA OS JURADOS, BUSQUEM IR NO RITMO DA MÚSICA EMBALAM NÃO SÓ OS CORPOS, MAIS TEM O PODER DE EMBALAR SENTIMENTOS E ALMAS RUMO AO MELHOR QUE O SER NATURALMENTE DANÇANTE EXISTE DENTRO DE VOCÊS. E SONHEM TODOS OS SONHOS QUE É POSSIVÉL SER SONHADOS PARA E ASSIM LUTEM COM A FORÇA DE DEUS PARA CONCRETIZAR TODOS ELES.

P.S: Quando vocês encontrar com a coreografa de vocês LARISSA PORTO digam a ela o seginte: LAU, CADÊ O CD COM AS FOTOS DA 1º APRESENTAÇÃO DE GILSON NA GESTTUS? ¬¬³ (Se possível lembrem a ela todos dias que a encontrarem nos corredores para que ela ao menos TENTE SE LEMBRAR. Esse CD é uma lenda galera e eu queria muito guardar as fotos e se possível também o vídeo da minha primeira apresentação profissional entendem?... Mas agente conhece AS PROMESSAS DE LAU neah?)
_____________________________________________________



________________________________________________

E saudades de VIVI. Quando vc´s a verem mandem lembranças minhas para ela, ok? E se possível mostre esse texto para ela. Pois ela foi uma das pessoas que mais me inspiraram a continuar o meu destino de FAZEDOR DE ARTES, DANÇARINO, COREOGRAFO, UNIVERSITÁRIO DA UFRJ, etc. (Vivi, nunca vou esquecer aquela nossa última conversa no corredor do Nap lá em casa forte, onde eu chorei porque não conseguia explicar concretamente o motivo da minha saída do Grupo Gesstus. Mas hoje realmente acredito que tudo tem uma causa para acontecer em nossas vidas e os diversos questionamentos que daquele momento me acompanharam até então, com certeza foram de suma importâcia para SONHAR E BUSCAS A CONCRETIZAÇÃO a partir de palavras de incentivos de pessoas como você que colaboraram com simples GESTUS ou palavras como por exemplo: _ Gilson, eu acho que você deve fazer dança.

Fiquemos todos INSPIRADOS e na paz de DEUS.
E se depender de mim, aguardem uma reforçada torcida:




__________________________________________


CONVITE:


O MEU EX-GRUPO DE DANÇA que nesse ano infelizmente não contará com a minha presença dançando no palco, mais com certeza poderá contar comigo hoje e sempre, para ajudar em tudo que for necessário para concretizar a nossa inesquecível relação de muita AMIZADE, RALAÇÃO, ESFORÇO, EMPENHO, FORÇA DE VONTADE, UNIÃO, RISOS e TUDO o que a MAGIA DA DANÇA NOS TROXE DE MAIS SINCERO E VERDADEIRO SENTIMENTO.

Depois de dias e mais dias de cansativos ensaios para fazer com que jovens, sem um conhecimento mais amplo sobre técnicas corporais, possam estar em um palco de renomado nome é ÓTIMO A PRESESENÇA DE PESSOAS QUE POSSAM PRESTIGIAR O SUADO RESULTADO DE TODO UM ESFORÇO FEITO.

Meu desejo é que os "MATUTINHOS" de Goiana simplesmente mostrem do que são capazes de fazer quando entrarem no palco para simplesmente BRINCAR de ser DANÇARINOS, Transmitir com o desenvolvimento de seus DONS a magia que é voltar ao tempo de infância relembrando entre tantos DESENHOS DISNEY o como é bom lembrar a infância vivida por diferentes gerações.

Com o Sub-tema A BELA E A FERA a galera de Goiana promete agradar os diferentes gostos, com a sua ALEGRIA, SIMPATIA e HUMILDADE que com certeza são os principais elementos que farão que os alunos não apenas DANÇEM para alcançar a "imaginária" vitória julgada pelos júris para ganhar apenas uma olimpíada, mais que DANÇARÃO PARA A VIDA e assim acredito que vão conseguir superar os seus próprios objetivos, como A VALORIZAÇÃO DAQULE ÚNICO MOMENTO DE ARTISTA, AS AMIZADES FEITAS, A CONCRETIZAÇÃO DE SENTIMENTOS, diferente dos medíocres pensamentos que geralmente são relacionados a essa TÃO BELA ARTE.

Que sejam todos bem-vindos, então, para esse emocionante espetáculo inspirado pelos clássicos da Disney e coreografado por: VIVIANE LIRA, LARISSA PORTO E VANINA PORTO. O “Matutinhos” de Goiana agradecem a sua torcida para prestigiar a sua apresentação inspirada do emocionante história da BELA E A FERA. PODEMOS CONTAR COM A SUA PRESENÇA.

Gilson Bandeira
Ex- aluno do colégio NAP GOIANA e CASA FORTE.
Futuro BACHAREL EM DANÇA pela UFRJ e escritor dos próprios desabafos

_______________________________________________________

Nenhum comentário: