terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Quem sou eu?



E é diante essa pergunta que muitas pessoas se deparam com ela ao longo de suas vidas e nesse momento senti a necessidade de desabafar sobre mim mesmo. Talvez fazer uma auto-avaliação, um estudo do meu eu ou simplesmente tentar me conhecer um pouco mais. E chego à conclusão que essa pergunta, se torna cada vez mais difícil de ser respondida...

Então não é a primeira vez que eu procuro falar sobre mim em forma de palavras. E acho que essa é a maneira mais complexa que existe para definir um ser humano, pois são diversas as formas que nós podemos ser identificados e simples palavras não seriam suficientes para mostrar tudo o que somos.

A última vez que me fiz esse mesma pergunta, foi quando eu quis mudar o meu perfil do Orkut. E cheguei a conclusão que por mais que eu escrevesse tudo o que eu pensava a respeito de mim mesmo ali naquele espaço, um dia eu iria editar aquilo ou até mesmo apagar e escrever outra coisa que melhor poderia me definir no momento... É, é complicado saber que nós simples mortais, não conseguimos nos definir com perfeita exatidão.

Sim... É uma viagem eu sei. Imagino como era a vida dos grandes filósofos. Ficar buscando os sentidos das coisas. Procurando entender o universo, as pessoas, a existência de X, Y ou Z. Com certeza, chegar a uma conclusão sobre várias coisas que estão ao nosso redor atualmente é difícil e é da mesma forma que eu encaro o sentido das nossas vidas. E outras palavras, uma pergunta nos leva sempre a outra e perguntar quem somos nós, nos levariam a outras milhares de perguntas e que juntando todas as respostas ainda assim não poderíamos chegar a um ponto comum. Pois mesmos eu chegando a uma resposta, talvez nada faça o mínimo sentindo para as pessoas que me rodeiam ou para o mundo do qual nós fazemos parte... Nowssaaaaa! Viajei legal neah? Se tudo isso que eu falei faz sentido? Pode fazer sim... Pois como meu professor de física fala: “depende do referencial”. Mas não é a minha intenção filosofar aqui nesse meu humilde blog não... To aqui pra desabafar e é isso que eu to tentando fazer aqui.

Filosofias à parte. Realmente acho difícil dizer quem sou eu. Como já disse, já respondi a esse pergunta lá no meu Orkut, ou já tentei fazer isso escrevendo no papel e até hoje não consegui falar tudo o que eu gostaria.

Hoje encontramos diversas formas de nos auto-conhecer. Seja através dos horóscopos, rótulos, personalidade, pensamentos, qualidades, defeitos e muitas outras coisas que podemos usar para tentar definir a nós mesmos. E cada vez mais, deixamos de nos conhecer melhor, por causa dessa vontade de descobrir o que melhor pode nos dizer o que somos nós.

Posso fazer essa pergunta todos os dias. E talvez a resposta nunca chegue na minha mente. Mas escrevendo aqui pensei: É... Falei tanta coisa e até agora nem eu mesmo entendi onde eu quero chegar com essas palavras todas. Então me veio outra pergunta que com certeza pode me levar a algum lugar. E Independente de quem eu sou, a pergunta que eu me faço agora é exatamente essa: “Quem eu quero Ser”?...

Essa é a pergunta que me faz chegar a muitas respostas sobre a minha vida. E é ela que me faz parar e pensar sobre mim e sobre qualquer coisa relacionada à minha pessoa. Se essa pergunta basta? Talvez não, mas com certeza foi ela que me levou a essa constante construção de mim mesmo. E depois, não será necessário perguntar a mim novamente quem eu sou. Pois estará estampado na minha história todo o meu reflexo e isso será o suficiente.

Nenhum comentário: