sábado, 21 de março de 2009

Falando de religião sem alienação.




A Religião (do latim: "religio" usado na Vulgata, que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar") pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que parte da humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Eis que ultimamente venho pensando muito sobre esse assunto, religião. Procurando, então, me aprofundar mais nos meus mais íntimos pensamentos, nas coisas que eu aprendi e esperando sempre que pelo menos resquícios de sabedoria estejam presentes na minha mente para eu falar a respeito de um assunto tão difícil de desabafar.

Observando a sociedade em que vivemos, logo podemos perceber a quantidade de religiões espalhadas em todo mundo e conseqüentemente diversas são as maneiras que cada uma crer em seus “deuses”, expressam seus ensinamentos, falam a respeito do mundo e entre tantas outras coisas que podem ser relacionadas a cada religião existente.

Não sou um estudioso sobre o assunto, nem tão pouco sou um sábio filósofo que pode chegar aqui e dizer o que esta certo ou errado em cada uma. Pois como já como diz um velho ditado, eu prefiro acreditar que: “Religião não se discute”.

Se pensarmos na nossa história mundial, em nossas culturas e nas origens da humanidade, com certeza iremos nos deparar com assuntos totalmente questionáveis em relação a crença de cada religião e encontraremos diversas teorias para explicar tudo o que eu está entre o céu e a terra, até mesmo teorias que dizem que a existência dessas religiões é uma coisa que não tem muito importância nas nossas vidas.

Entretanto baseado em tudo que a minha humilde sabedoria permite dizer a respeito desse discutível assunto chamado religião, acredito que todas as coisas que podemos ter conhecimento até então não existem por um simples acaso. Não é possível que tudo que está registrado a respeito das diversas religiões hoje existentes seja tudo fantasia ou simplesmente uma coisa que os homens em determinada fase de suas vidas inventaram a religião apenas porque não tinha mais nada para se fazer.

Através dos tempos a religião foi constantemente presente na vida dos homens e de diferentes maneiras a sua existência não pode ser considerada como uma bobagem. A necessidade do homem ter esse contato com algo que é geralmente inexplicável, pode ser visto até mesmo nos primórdios da nossa origem história, que geralmente não é muito ligada a religião.

Começando pelo início de tudo, não sei bem ao certo como eu posso me expressar coerentemente para explicar a relação da nossa existência e o aparecimento da religião em nossas vidas. Acabo muitas vezes dividido entre a razão e tudo o que as minhas crenças religiosas me dizem. Mas afinal, quem sou eu pra dizer qual é a verdade sobre tudo existente sobre a face da terra? A nossa real origem? Ou até mesmo sobre as coisas que eu nem tenho conhecimento da existência?
Encontramos muitas religiões no nosso mundo e há quem diga que mesmo com essa total diversidade só existe um único Deus. Mesmo nós sendo diferentes e nos comportando de maneiras justificáveis pela crença nos ensinamentos, que são passados de acordo com as nossas religiões, não consigo acreditar que estamos seguindo caminhos totalmente diversos. Acredito, então que no final de tudo iremos um dia descobrir as respostas para todas essas coisas que para nós, simples humanos, é fruto de tanta dúvida e talvez acabemos todos juntos nos satisfazendo com a real sabedoria a respeito de tudo que não conseguimos entender a respeito das nossas vidas.

E o que é Religião? Cada um pode fazer as nossas definições baseados no que é possível compreender. Dizer que qualquer religião do mundo é perfeita seria meio que impossível, devido a existência de seres humanos presentes em todas elas e assim acabamos tornando-as imperfeitas como nós mesmos somos.

Enquanto eu ainda não sei tudo sobre a verdade absoluta que está presente em minha vida, estou eu aqui simplesmente vivendo a minha história e acreditando que acima de qualquer religião está um ser que deseja independente da nossa vontade, fazer compreender da maneira que nos é permitido tudo que ela coloca em nossas vidas. Acreditar que esse Ser não existe, seria acreditar que estamos sozinhos nesse infinito universo e diante esse fato prefiro não limitar-me pensando que a nossa existência acabará depois da morte do nosso corpo. Pois tenho certeza “que há mais coisas entre o céu e a terra do que pode sonhar a nossa vã filosofia.”

Por fim encerro esse meu desabafo com a sensação de que até mesmos essas palavras que aqui estão sendo escritas não é fruto apenas da minha vontade, mas simplesmente estão sendo expressas para serem reais nesse nosso mundo. Da mesma forma é Deus, que pode se torna real em nossas vidas, se assim nós o deixarmosele agir através da nossa existência. Não sei bem se todas as pessoas que fazem parte de outras religiões diferente da minha pensam da mesma forma que eu, mas só sei que é o meu profundo desejo que nós todos possamos abrir os olhos para tentar enxergar o sentido até nas coisas que não é possível ser vista. Pois da mesma que existe o ar que respiramos e não podemos tocar, assim é Deus em nossas vidas. “Podemos senti-lo, perceber a sua presença e ele sempre existirá.”

Nenhum comentário: