quinta-feira, 19 de março de 2009

Um caminho a seguir.



Diante tantas as coisas que vivemos ao longo das nossas vidas, chega um momento que inevitavelmente temos que escolher um caminho pelo qual iremos seguir. Pensamos sobre as coisas que queremos, analisamos o que precisamos, fazemos escolhas, questionamos, acreditamos nas nossas intuições e acabamos agindo ou pensando tanto que mesmo sem perceber já estamos caminhando e escrevendo a história das nossas vidas.


Ultimamente venho pensando muito sobre a minha vida, de uma maneira geral e conseqüentemente não tenho como não pensar nos caminhos que trilhei até então e nós caminhos que eu estou trilhando para fazer o meu futuro. E uma palavra sempre é constantemente presente nesses meus pensamentos. A dúvida.

São tantas as coisas que me pego pensando e diante elas não tem como eu ter uma posição sempre concreta sobre os caminhos que eu pretenderei trilhar. Umas das coisas que mais penso é o meu futuro e como é que eu vou estar nele. Aê com isso não tem como eu não pensar no meu presente, onde eu tenho que agir para que tudo aconteça conforme o esperado e assim tomo base os caminhos que eu já trilhei para me certificar que tudo se eu estou mesmo agindo conforme tudo que eu já vivi.

Nesses mistos pensamentos envolvendo o passado, presente e futuro que costumo usar para determinar qual o caminho que eu devo seguir, muitas são as influências que eu acredito serem igualmente importantes para as minhas decisões. Como exemplos podem falar dos meus sonhos, das minhas convicções, meus desejos, minha vontade, minha família, minhas crenças e tudo o mais que for possível e assim talvez eu consiga decidir definitivamente o caminho que eu não queira voltar atrás.

Enquanto eu estou aqui pensando por onde irei caminhar, hoje também sei que muitas pessoas nem pensam muito sobre tudo isso e apenas deixam “a vida os levar” e simplesmente vivem sem querer saber muito o que virá acontecer. Mas sinceramente não sei se isso realmente faz com que caminhemos, pois como diz um trecho de um poema que eu esqueci no momento: “para aquele que não sabe para onde vai, qualquer lugar serve”.

Particularmente prefiro escolher bem o meu caminho, pois cheguei a conclusão que saber pra onde iremos é essencial para a minha vida. Pensar o contrário seria o mesmo que acreditar que chegaremos a alcançar um sonho sem nunca ter sonhado, alcançar um objetivo que nunca existiu, ganhar uma guerra sem nunca ter lutado ou acreditar em algo que não é real.

O caminho que irei seguir? Hoje penso em diversas possibilidades e ao invés de limitar-me em pensar que só irei trilhar apenas um, acredito que é possível viver de uma forma em que eu me sinta satisfeito com todas as coisas que em que estiverem ao longo da minha caminhada. Acredito que quando eu me sentir perdido e sem saber aonde ir, seguirei as diversas bússolas existentes comigo, como a minha intuição. E mesmo que um dia eu esteja cansado de caminhar, com medo da incerteza que o futuro me reserva ou pensando nos tropeços que eu poderei levar, eu sinto que uma luz sempre fará com que eu continue firme e forte na minha caminhada. E é graças a essa luz que hoje eu não me canso de caminhas, me alegro todos os dias quando eu acordo e agradeço pelas diversas possibilidades que eu consigo enxergar para serem vividas por mim. Ao invés de reclamar das dúvidas que são presentes na minha mente, hoje procuro observar o porquê delas existem e logo percebo que não é por um simples acaso. Mas no final aprendi que, mas que a “dúvida”, devemos “confiar” nessa luz que esta presente nos nossos caminhos, assim tenho a certeza que iremos muito mais longe do que os nossos limitados pensamentos podem chegar.

Nenhum comentário: