sexta-feira, 6 de março de 2009

Saudades da Infância.



Numa noite dessas antes de dormir lembrei de repente de uma fase que infelizmente não volta mais. Lembrei da minha infância e todo o resto que esse momento em que vivi pode trazer consigo. Senti uma saudade daquele tempo e comecei a buscar algumas lembranças que parecia não existir mais. Comecei a lembrar das muitas fases de quando eu era criança e aê veio àquela nostalgia.

Entre tantos pensamentos, que de alguma forma ainda existiam dentro de mim, vinheram logos aqueles que não tinha como eu me esquecer. Sendo eles felizes ou nem tanto, pensar neles agora me fez bem pelo simples fato de perceber onde é que a criança que habitava a algum tempo atrás, hoje já cresceu e ainda carrega consigo tudo o que já tinha vivido até então.

Até parece que foi ontem que eu estava na minha fase “criança de ser”, escutando os adultos falando dos problemas da vida, vendo as coisas acontecerem ao meu redor e nem me ligar o que estava acontecendo, vivendo sem me preocupar com o tempo e me perguntando sobre o que eu poderia pensar da vida. Escutando sempre alguém falando: “Aproveite porque fase boa é essa”, “E porque você ta chorando? Você não tem motivos pra chorar” ou “Queria eu ter a sua idade”. Frases que uma vez ou outra eu escutava e que naquele momento não fazia muito sentido na minha cabeça e que hoje eu me pego pensando: “Pois é, era mesmo verdade isso que eu escutava.”.

Preocupações? Qual era o brinquedo que iria ganhar no dia das crianças. Se eu ia tirar uma nota boa na prova de Ciências. O desenho que iria passar na TV quando chegasse cedo do colégio. Temer se meu irmão descobrisse que eu tinha pegado o dinheiro dele no “porquinho”. E entre tantas outras preocupações daquele tempo, hoje tenho saudades da sensação de senti-las.

E a criança vai crescendo, descobrindo o mundo que está ao seu redor. Descobre o que é necessário para ela descobrir e às vezes inevitavelmente passa por situações que nem toda criança necessárioamente precisaria viver. As dores de uma criança, por mais bobas que sejam com certeza é real da mesma maneira que a dor de uma pessoa de qualquer idade. E as lágrimas rolam por vários motivos, seja porque não ganhou o presente de natal, seja porque saiu apanhado da briga com o irmão ou porque ela sente saudades de algo que nem sabe o que é ao certo.

Lembro também dos bobos momentos que na infância eram tão felizes de serem vividos e que hoje para alguns nem fazem muito sentido. Gostava de brincar de “Power Ranger” com minha prima Rayanne, de encher a varanda lá de casa de água e sabão pra ficar escorregando ou ficava tão feliz quando minha mãe deixava eu e meu irmão ligar o ar-condicionado do quarto dela pra nós ficar assistindo domingão do Faustão na televisão. Tantos os momentos que para uma criança é tão significativo e que quando vai passando o tempo acabamos esquecendo como é bom fazer aquilo tudo.

SER CRINÇAAAA! Saudades Simm! E se eu pudesse voltar o tempo eu voltaria só pra poder viver tudo de novo, aproveitar todos os momentos possíveis que eu não dei valor. Tentar talvez mudar o futuro com o meu jeito de ser criança e assim procurar a felicidade nas coisas que estavam ao meu redor e eu nem enxergava. Hoje estou aqui, uma criança crescida, mais que não pode mais viver todos os momentos que gostaria. A criança que aprendeu a crescer, amadureceu, virou um homem em busca do seu futuro e que também pensa no passado.

Então a criança que está hoje no homem que vive em mim, hoje pode dizer que é feliz. Mas não é porque eu procuro reviver o passado, mais principalmente porque o presente em que vivo é o motivo de todo o passado ter válido a pena e assim ter a certeza que o futuro será apenas consequência dessa felicidade presente em mim.

Nenhum comentário: