quarta-feira, 27 de maio de 2009

A cura



"Espírito Santo, criador e renovador de todas as coisas, sois a vida de minha vida. Eu vos agradeço e vos amo. Vós que conservais a vida de todo o universo, concedei-nos do o dom da saúde; livrai-nos de todos os males de todos os males do corpo e do espírito. Que eu me disponha a gastar as minhas energias no serviço aos irmãos. Ó Espírito de vida, concedei a sabedoria para os médicos e todos os que se dedicam aos doentes, a fim de que conheçam a causa das enfermidades que ameaçam a vida. Iluminai os cientistas, para que possam descobrir os remédios necessários e, assim, conceder o dom da saúde a todos os doentes. Amém!" (Oração extraída do livro: O cristão em oração).

Inspirado, então, depois da súbita doença que se abateu recentemente sobre a minha madrinha, comecei a pensar sobre as diversas doenças existentes em nosso mundo. Observo, que diferente da crença de muitos em apenas coisas concretas e terrestres, não podemos nos limitar em achar que só existem doenças físicas para nos preocuparmos e conseqüentemente não podemos confiar nos nossos falhos sentidos.

Conhecemos normalmente as doenças que atingem a nossa saúde física, que abalam a estrutura do nosso corpo e também algumas relacionadas à mente humana. Mas infelizmente esquecemos-nos das doenças influenciadoras da nossa vida de uma maneira mais abrangente, como as doenças dos pensamentos, idéias, sonhos e todas elas relacionadas ao lado mais abstrato da existente da nossa alma.

Acredito, que além das comuns doenças do corpo, ainda existem outras preocupantes doenças atingindo todos os seres humanos. Doenças relacionadas à moral, aos valores das ações humanas, a insuportável mediocridade dos pensamentos, a dependência excessiva do próprio ego e esses são apenas alguns reflexos da graves doenças que assolam a história dos homens. E por conseqüência dessa falta de cura mundial dessas “doenças” acabamos todos nós sendo vítimas de uma forma direta ou indireta da falta da nossa própria falta de interessa para buscar a real cura para essas preocupantes doenças. O pior disso tudo, também é que aos poucos alguns acabam sendo contaminados com essas miseráveis doenças da alma e para observar esse fato, basta analisarmos o mundo doente em que vivemos.

Hoje, quando acordei fiquei sabendo que a minha madrinha estava no hospital e logo minha tia me contou quais os aparentes sintomas pelo qual ela estava internada desde a noite anterior. Após refletir um pouco sobre a situação, algo dizia em minha mente que por trás daquele corpo fraco, também estava uma alma abalada e independente da causa desse abalo espiritual, a cura para a sua doença não dependia apenas dos remédios e diagnósticos que o médico iria dar sobre o seu caso, mas também ela necessitaria da cura de sua alma e para isso nenhum remédio criado pelas suas mãos tem esse tal poder.

Minha Tia Fátima chorou ao me contar suas preocupações de mãe e sensivelmente chorei também e consolando-a em meus braços lembrei-me de algumas palavras que poderiam fortalecer aquela mente cansada, de uma noite mal dormida. E após ligar o som para tentar amenizar aquele tenso clima, me inspirei ouvindo uma inspiradora música da banda de pop rock católica “Rosa de Saron” e lágrimas inexplicavelmente escorriam sobre a minha face só de pensar que infelizmente naquele momento não nos restava fazer nada a não ser orar e pedir a Deus para curar não apenas a minha madrinha, mais talvez o mal que gerou tudo aquilo.
Antes de sair de casa, para ir para as minhas cotidianas aulas do cursinho li, então o seguinte trecho da bíblia para minha tia, tendo a plena certeza que era através dele que tudo fazia sentido sobre essa repentina doença:
“Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados”. [Livro de São Marcos, Cap. 16/Ver. 16 ao 18]
Depois de refletir sobre o trecho de São Marcos citado, lembrei da primeira vez que eu por curiosidade estava buscando uma palavra na minha bíblia numa tarde chuvosa onde estava na casa de praia do meu pai em Carne de Vaca para passar a semana Santa junto dele, que dificilmente tinha a oportunidade de vê-lo. Estava num momento meio “trevas”, onde estava procurando a luz ali naquela propicia semana, ao invés de acompanhar meu irmão ao Bar do Romário ou então ir um bloco, totalmente fora de época, que todos alienadamente estariam lá. Mas em suma, achei fascinante as o poder daquelas sábias palavras que graças a Deus foram lidas no momento em que eu tanta buscava a cura das minhas mazelas causadas por diversas situações do corre-corre cotidiano. E depois de lê-las comecei a pensar: _ Nossa! Eu quero ter esse poder em minha vida, quero curar não apenas as minhas mazelas mais também os males que tanto atingem meus amigos, minha família e o ser humano. Quero esse dom em minha vida e aprender a utilizá-lo da maneira que Deus me permitir, seja através da minha língua, dos meus pensamentos, do meu testemunho, da dança, da internet e da minha história de vida de uma maneira geral. Coincidentemente na missa do domingo passado, foi esse mesmo evangelho que o Padre pregou. E eu lá junto Dele, pois estava cantando junto com o pessoal do ministério de música do EJC, relembrava aquele final de tarde vivido num dia quaresmal em minha vida e assim tudo que o Padre ia falando ia confirmando tudo o que naturalmente Deus já tinha me passado a respeito do que é a verdadeira cura.
Diante, então, tudo que esse desabafo pode significar o desejo que agora bate forte em meio peito é que é preciso na crença não existe apenas a cura para o corpo humano, pelo qual é constituído de material facilmente destrutível. A busca da verdadeira cura deve ser cada vez mais voltada para o que há de mais complexo dentro do nosso ser, sentido inexplicavelmente em nossas almas e transmitidos das mais abstratas formas de expressão. Não entendo como a mente do homem pode se limitar tanto em apenas crer nas coisas que vem deles mesmos e esquecer que de muito antes de eles existirem sobre a face da terra já existia uma força que planejou a criação de todas as coisas. Sou Cristão, praticante da minha fé, mais isso não impede que eu acredite na inteligência e na capacidade de criação do homem. Mas eu creio que sem a crença no divino, os nossos pensamentos e ações tornam-se cada vez mais medíocres e por conseqüência acabamos nos tornando pequenos diante a Sua grandeza até hoje tão debatida. Fielmente acredito nos ensinamentos deixados por Jesus Cristo aqui na terra através do poder de Deus, da mesma forma que creio que todos nós também temos a capacidade de fazer a vontade do Pai através de nossas atitudes aqui na terra da mesma forma que fez Jesus, que mesmo muitos negando a sua origem celestial, foi um grande homem que conseguiu espalhar por entre toda a terra os mais conhecidos ensinamentos conhecidos por todo o ser humano.

E entre tantos argumentos que me fortalece em crer no poder da cura divida em nossas vidas, são os diversos sinais que podem ser observados diariamente através de relatos, vidas e pessoas que realmente acreditaram no poder da real cura de todos os males existentes sobre a face da terra. As mãos dos homens, por mais que tenha produzidos vários antídotos que curam dores, sintomas e tudo proveniente do nosso corpo, ainda não aprendeu a fazer a cura para os males que infelizmente nos acostumamos a conviver.
Porque o ser humano não tenta curar o mundo que ele tão predatoriamente está destruindo em prol da sua gana pelo poder de dominar todas as coisas? Ao invés de investir apenas em avanços tecnológicos e na exploração do petróleo, porque o homem não se preocupa em buscar soluções realmente que curem os miseráveis irmãos da condição que são submetidos para que o progresso seja feito as suas custas? Mas que pensar no bem que cada ser humano pode fazer através da sua evolução, tragicamente o homem não consegue contentar-se com o que já conquistou e buscam inutilmente formas para gastar a vida limitada que possuem em egoístas pensamentos, levando o mundo ao verdadeiro caos que não sei até quando iremos agüentar.
Somos no geral seres humanos doentes e que na maioria das vezes procuramos a cura com os remédios errados, levando-nos assim a falsa ilusão de que podemos caminhar sem a verdadeira cura para os males presentes na nossa história. Quando alguém fala da cura espiritual, de uma força divida, da existência de um Deus maior que pode nos ajudar a solucionar os nossos problemas, sabemos que nem sempre conseguimos acreditar fielmente no Seu poder, divido ao imediatismo que a sociedade nos ensinou a cultivá-lo.
A minha esperança, então, é sonhar e fazer a minha parte para que os homens um dia enxerguem a solução para a nossa desejada cura. Creio que todos nós necessitamos dela de alguma maneira em nossas vidas e procurá-la em “falsos” antídotos não farão com que a nossa doença desapareça. Pois precisamos dessa cura se realmente queremos mudar as nossas vidas, viver em um mundo melhor e saborear a sensação de viver, quem sabe, em um paraíso onde não existiria nenhum mal que necessitem ser curados. Até esse dia chegar, vou vivendo a minha vida, tentando curar através dos meus dons divinos quem eu vou encontrando na minha caminhada. Mas lá no fundo eu tenho a certeza, que todo o meu esforço não vai ser em vão e mesmo que eu não consiga viver em um paraíso terrestre um dia serei digno de viver no paraíso celeste que reservado a todos os curados pelo poder da luz, que a cada dia mais pode ser notada através da minha incansável vontade de transmiti-la através da minha vida.

2 comentários:

Penélope Charmosa disse...

É muito bonito e interessante a fé e o respeito que você tem a DEUS! Seria até um absurdo fazer este tipo de comentário se não considerássemos os dias em que vivemos... O coração do homem esta cada vez mais cruel, insano! Continue assim é sempre maravilhoso descobrir mais uma alma divina na terra! Ah! Tem que corrigir os textos... é através dos erros que alcançamos a perfeição!!!

Janaína P. Bandeira Majiwki - FASE

Unknown disse...

AMigo to passando aki no teu blog para deixar meu comentario, teu blog esta muito bom,sempre quando posso dou uma espiada noblog pra matar a saudades que sinto de vc...
Meu irmão em Cristo...
beiijos e ficar na paz!