segunda-feira, 18 de maio de 2009

Entre os altos e baixos.



Observando a vida como um caminho, às vezes penso como os diversos momentos que passamos podem ser representados nessa nossa trajetória. Vivemos dia após dia, passando por diversas situações, lidando com diferentes sentimentos em nossos corações e com certeza é fácil perceber que os nossos passos nem sempre nos levam a avançar em nossa caminhada, pois uma vez ou outra estamos regredindo por causa de algo que acontece em nossa história, tentamos pegar algum atalho com a esperança que vamos chegar mais rápido a algum lugar, ou então não conseguimos passar pelos inevitáveis altos e baixos ao longo da caminhada e assim acabamos nos perdendo no meio do caminho.

Hoje procuro cada vez mais saber onde eu estou caminhando e assim vou percebendo o como os meus passos são importantes para que a minha vida faça um real sentido. Mesmo sem saber ao certo o que me aguarda ao longo do meu caminho, procuro sempre estar preparado para as imprevisíveis surpresas.

Sobre os inevitáveis altos e baixos, finalmente vou entendo o porquê da sua existência na nossa história e assim simplesmente vou tentando viver e caminhar a medida que a vida me apresenta as diversas oscilações, que com certeza não estão em nossos caminhos por um simples acaso.

____________________________________________

Recentemente posso dizer que passei por um período um pouco baixo em meu caminho, que simplesmente aconteceu em um momento inesperado na minha história. Parecia que por mais que eu tentasse subir para o lugar alto, onde eu me encontrava antes de cair no precipício que eu me achava, todo o esforço não fazia mais sentido e a única saída era descer sem nem saber o motivo. E assim eu fui descendo, me deixando levar pela força que cada vez mais me puxava pra baixo e caindo sem me importar mais com os machucados provocados pelas quedas e conseqüentemente nem fazia mais diferença se eu caísse lá no fundo. A única coisa que eu buscava era a luz, que quando eu estava lá no alto era vista abundantemente. Luz, que ali no lugar baixo onde eu estava parecia não existir por causa da escuridão que era predominante. Então estava eu em um caminho escuro, sem saber o que fazer, procurando a luz e sem conseguir enxergá-la e uma das poucas coisas que me restava era parar de caminhar e simplesmente esperar que algo acontecesse para que eu pudesse sair daquele caminho onde eu fui parar... Nem sabia mais o que fazer e estava começando a pensar em desistir de caminhar, porque parecia que o esforça em sair dali não valia mais a pena. Mas também começaram a vir no pensamento o como era bom viver junto daquela luz que me guiava no alto desse penhasco e era esse o único motivo que não me fez desistir de caminhar e assim fui me alimentando da esperança de um dia reviver tudo o que ali na escuridão daquele buraco não era possível ser vivido... Então percebi que para sair dali eu tinha que fazer alguma coisa, não poderia me acostumar com aquela insuportável escuridão, tinha que me esforçar e tentar de alguma maneira sair daquela situação e continuar seguindo o meu caminho. E foi aê que gritei, olhei para cima e junto com a luz que tanto me fazia bem estavam lá pessoas que com certeza me ajudariam a sair daquele buraco onde eu me encontrava... E finalmente estava eu no alto novamente, agradecendo por ter encontrado a ajuda necessária para continuar a minha caminhada junto à luz que tanto me animou nos momentos em que pensei que não valia a pena mais procurar alguma saída. E pude observar que o lugar onde eu me encontrava depois de tudo estava mais iluminado, mais belo e que para que eu estivesse ali era necessário eu ter passado pela escuridão daquele buraco. Talvez só assim fosse possível perceber que para caminhar eu também precisava de pessoas para me ajudar a me levantar numa queda. E além de dar mais valor a luz, que foi essencial para me fazer enxergar que não era impossível sair daquela situação, é bom perceber o como as coisas são belas quando essa mesma luz esta presente em nossos caminhos.

_____________________________________

Resumindo essa historinha?! Em nossas vidas, por mais que tentemos evitar cair nos buracos escuros que existem em nossos caminhos, às vezes inevitavelmente acabamos vivendo-os, através dos momentos difíceis e em situações em que tudo parece meio obscuro e sem saída. Tentamos então alguma solução e o desespero, o medo e o cansaço as vezes acaba sendo mais forte do que a nossa força para continuar a caminhada. Procuramos alguma luz para iluminar a escuridão que se encontra os nossos pensamentos e atitudes, pois só assim temos a esperança necessária para não desistir de continuar vivendo caminhando enxergando os nossos passos entre a luz que é tão importante para vivermos bem as nossas vidas. Então, por mais que situações escuras que vivemos na nossa história desanime os nossos passos é bom lembrar de que nunca estamos sozinhos e que a luz que nos guia nunca irá se apagar, por mais fundo que possamos estar. E depois de tudo é preciso dar valor a tudo de bom que rodeia a nossa vida e as vezes para isso é necessário perceber o como a luz que nos proporciona isso tudo, faz falta nos momentos trevas das nossas vidas.

E tenho certeza que na minha caminhada, muitos outros momentos ociosos eu irei passar. Porque a vida é assim, cheia de altos e baixos e isso não tem como evitar. O que me anima é saber que independente de onde eu estiver, sempre procurarei na minha bagagem a experiência necessária para suportar qualquer surpreendente situação que a acontecer no meu caminho. Viver apenas caminhando, sem saber superar os obstáculos, sem aprender com os erros e nem se recuperar das quedas não daria sentido para vencer os desafios, concretizar os objetivos e se alegrar pelas conquistas feitas.

Talvez o que é preciso saber é que o caminho se faz caminhando, independente dos altos e baixos que iremos encontrar. Se um dia deixarmos de caminhar, seria a mesma coisa que dizer que paramos de viver as nossas histórias. E seja qual for o caminho que nos encontremos, não tem Luz maior que nos guie do que a Luz que nos traz tantas benções e realizações. Luz essa que só é possível ser enxergada por quem realmente queira segui-la. Pois é essa a única Luz, que é possível nos fortalecer em meio a desesperança, nos protege das trevas da desilusão, nos salva de todos os males e entre tantos outros bens que essa Luz é possível trazer em nossos vidas ela nos faz caminhar para o mais alto e belo destino para o nosso fim.

Nenhum comentário: